Google desiste de promessa de evitar IA para armas e vigilância

Em uma reviravolta surpreendente, a Alphabet, dona do Google, abandonou sua promessa de não usar IA para o desenvolvimento de ferramentas de vigilância e armas. O Google diz que atualizou suas diretrizes éticas sobre o uso de IA, pois ela tem o potencial de proteger a segurança nacional. A política anterior listava categorias de aplicativos que a empresa não usaria, incluindo “ armas ou outras tecnologias cujo principal propósito ou implementação seja causar ou facilitar diretamente ferimentos a pessoas ”. Por que isso mudou de repente? 

O desenvolvimento da IA ​​deve ser liderado pelas democracias

Google no tablet

De acordo com uma postagem de blog divulgada pelo Google , a competição pela liderança da indústria de IA continua a aumentar globalmente. Além disso, essa competição global se torna exponencialmente complexa no cenário geopolítico atual. Portanto, eles sentem que “as democracias devem liderar o desenvolvimento de IA guiadas pela liberdade, igualdade e respeito aos direitos humanos”. Além disso, eles declararam que sentem que governos, empresas e organizações que compartilham os valores acima trabalhariam como um só para criar sistemas de IA que promovam o crescimento global, protejam as pessoas e apoiem a segurança nacional. 

Não seja mau?

Google no laptop

Originalmente, o lema do Google era “Não seja mau”. No entanto, ele foi posteriormente rebaixado de um lema para um “mantra” em 2009. Quando a empresa-mãe, Alphabet , foi criada em 2015, o lema não estava mais incluído no código de ética da empresa. E embora a empresa tenha prometido originalmente não usar “tecnologias que coletam ou usam as informações para vigilância violando normas internacionalmente aceitas” , eles agora fizeram uma reviravolta completa. No entanto, essa mudança de postura foi justificada, pois pode ser mais perigoso deixar que ditaduras tenham acesso exclusivo a esse tipo de tecnologia. 

Proteção contra riscos potenciais  

padrões de tecnologia abstrata

A rápida expansão da IA ​​desencadeou uma discussão sobre como essa nova tecnologia deve ser governada e como mitigar seus riscos. Muitas pessoas alertaram contra o desenvolvimento de sistemas de armas autônomos, defendendo sistemas de controle global, como Stuart Russell, um cientista da computação do Reino Unido. No entanto, o Google observou que a tecnologia tem evoluído em um ritmo incrivelmente rápido desde que a empresa publicou inicialmente seus princípios. Isso significa que a Alphabet tem toda a intenção de tentar ficar à frente de sua concorrência global. Na verdade, eles estão planejando gastar US$ 75 bilhões para desenvolver sua infraestrutura e capacidades de IA no próximo ano. 

O Relógio do Juízo Final

relógio do juízo final

O Relógio do Juízo Final é uma representação de quão perto a humanidade está da destruição. Ele é atualizado regularmente e atualmente marca 89 segundos para a meia-noite. O Boletim dos Cientistas Atômicos acerta o relógio todo ano e este ano eles mencionaram que os principais fatores incluíam mudanças climáticas, uso indevido de avanços científicos e riscos associados à inteligência artificial. De acordo com o grupo de cientistas, “ Sistemas que incorporam inteligência artificial em alvos militares têm sido usados ​​na Ucrânia e no Oriente Médio, e vários países estão se movendo para integrar inteligência artificial em seus militares.” Eles continuaram dizendo que China, Rússia e Estados Unidos têm o poder coletivo de destruir toda a nossa civilização. 

A linha de fundo

Google no telefone

Vivemos em tempos realmente muito interessantes. Enquanto por um lado temos avanços na tecnologia que podem melhorar nossas vidas para melhor, a mesma tecnologia pode nos destruir. Considerando que estamos mais perto da “meia-noite” do que nunca, parece vital que encontremos maneiras de lidar com os problemas inerentes aos sistemas de IA integrados. Embora possa ter parecido uma boa ideia evitar olhar para a IA para aplicações militares alguns anos atrás, a preocupação de que o resto do mundo possa estar fazendo isso levantou preocupações sobre ficar para trás. No entanto, ainda não se sabe se perseguir essas metas ajudará a situação ou a piorará. 

Related Posts

Jennifer Lopez

April 12, 2025 nvvp 0

🎤 Early Life and Career Beginnings Born on July 24, 1969, in New York City, Jennifer Lynn Lopez began her career as a dancer, gaining […]