Justin Trudeau faz uma última crítica a Donald Trump durante o último discurso como primeiro-ministro do Canadá

O primeiro-ministro cessante Justin Trudeau refletiu sobre como poderia ser o futuro do Canadá ao fazer seu discurso final.

O ex -primeiro-ministro canadense Justin Trudeau tentou conter as lágrimas ao fazer um emocionante discurso de despedida na conferência de seu Partido Liberal no domingo (9 de março).

Trudeau renunciou em 6 de janeiro deste ano, após meses de problemas internos que o tornaram amplamente impopular.

No entanto, antes de deixar o cargo oficialmente, ele anunciou que o Canadá implementaria tarifas de 25% sobre US$ 155 bilhões em produtos americanos.

Isso ocorreu em resposta a tarifas semelhantes que os EUA impuseram ao país .

Justin Trudeau se emocionou em seu discurso final como primeiro-ministro (Artur Widak/NurPhoto via Getty Images)

Justin Trudeau se emocionou em seu discurso final como primeiro-ministro (Artur Widak/NurPhoto via Getty Images)

Enquanto a guerra comercial entre os dois aliados continua , Trudeau fez referência às dificuldades que o Canadá pode enfrentar e como ele ficou orgulhoso de ver como o povo do país respondeu.

Ele disse: “Agora, esses últimos anos, esses últimos 10 anos, foram desafiadores, crise após crise foi lançada sobre os canadenses. Mas, em cada crise, os canadenses mostraram quem são. Nós nos unimos.

“Nós nos levantamos uns pelos outros. E a cada vez, emergimos ainda mais fortes. E agora, enquanto os canadenses enfrentam — de nosso vizinho — um desafio existencial, uma crise econômica, os canadenses estão mostrando exatamente do que somos feitos!”

Ele continuou: “Os canadenses estão mostrando o que nos torna canadenses, não nos definindo por quem não somos, mas abraçando orgulhosamente quem somos… E somos um país que será diplomático quando pudermos, mas lutaremos quando for preciso, cotovelos para cima.”

O substituto de Trudeau, Mark Carney , ex-chefe dos bancos centrais e do Reino Unido, também falou no domingo e não perdeu tempo em mirar em Donald Trump .

O discurso de Carney deixou claro que o Canadá não tem desejo de se tornar o 51º estado dos Estados Unidos, independentemente do que os políticos e apoiadores republicanos tenham dito nos últimos meses.

Donald Trump recebeu críticas de Trudeau e seu sucessor Carney no domingo (Andrew Harnik/Getty Images)

Donald Trump recebeu críticas de Trudeau e seu sucessor Carney no domingo (Andrew Harnik/Getty Images)

Ele disse: “A América não é o Canadá. E o Canadá nunca, jamais, fará parte da América de nenhuma maneira, forma ou formato.

“Nós não pedimos por essa luta, mas os canadenses estão sempre prontos quando alguém abaixa as luvas. Os americanos querem nossos recursos, nossa água, nossa terra, nosso país.

“Pense nisso. Se eles tiverem sucesso, eles destruirão nosso modo de vida.

“Eu sei que estes são dias sombrios. Dias sombrios trazidos por um país em que não podemos mais confiar.

“Estamos superando o choque, mas nunca vamos esquecer as lições: temos que cuidar de nós mesmos e temos que cuidar uns dos outros. Precisamos nos unir nos dias difíceis que virão.”

Related Posts