
NãoOs astronautas da ASA Scott e Mark Kelly responderam a Elon Musk, depois que o CEO da SpaceX e chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA (DOGE) chamou o astronauta Andreas Mogensen da Agência Espacial Europeia (ESA) de calúnia.
Primeiro, um pouco de contexto necessário. No ano passado, em 5 de junho , Sunita “Suni” Williams e Barry “Butch” Wilmore partiram para a Estação Espacial Internacional a bordo da nave espacial Starliner da Boeing. A viagem deveria durar apenas oito dias, mas devido a problemas com a nave Starliner, os astronautas não puderam retornar na data de partida, e a nave espacial retornou sem tripulação .
Embora não fosse o ideal, a situação não era sem precedentes. Astronautas e cosmonautas tiveram que ficar mais tempo em várias estações espaciais após problemas semelhantes.
Em setembro de 2023, o astronauta Frank Rubio se tornou o primeiro astronauta da NASA a ficar no espaço por mais de um ano . Em 2022, Rubio e os cosmonautas Sergey Prokopyev e Dmitry Petelin ficaram presos na ISS quando a nave dos cosmonautas foi danificada por um meteoroide, resultando em um vazamento de refrigerante . Uma segunda nave espacial Soyuz foi enviada para retornar os três à Terra com segurança. No entanto, a tripulação não pôde simplesmente deixar a ISS e permaneceu para conduzir o trabalho que teria sido realizado por uma nova tripulação na nave Soyuz, agora vazia.
Outros ficaram presos no espaço após as falhas dos ônibus espaciais. Por exemplo, após o desastre da Columbia em 2003, quando o ônibus espacial Columbia se desintegrou durante a reentrada com sete astronautas a bordo, a NASA suspendeu os voos por dois anos enquanto investigava a falha. Os astronautas então tiveram que depender da espaçonave Soyuz, e aqueles que ainda estavam no espaço tiveram que ficar lá por mais alguns meses .
Infelizmente, atrasos como esse são parte integrante do voo espacial humano e da operação de uma estação espacial orbitando ao redor da Terra. Para operar a estação espacial adequadamente e manter uma presença humana no espaço – e conduzir todas as pesquisas que ocorrem nela – você precisa de uma tripulação adequada. Sabendo disso, Williams e Wilmore concordaram em permanecer a bordo enquanto a NASA colaborava com a SpaceX de Musk em uma missão de retorno, a ser realizada em março. De sua parte, os astronautas não parecem muito infelizes com a situação e até participaram de uma caminhada espacial durante as operações normais da ISS.
“Estamos indo muito bem, na verdade. Você sabe, temos comida, temos roupas. Temos ótimos membros da equipe aqui em cima”, disse Willams à CNN em uma entrevista que foi ao ar na sexta-feira, 13 de fevereiro de 2025.
“Não nos sentimos abandonados. Não nos sentimos presos. Não nos sentimos abandonados”, acrescentou Wilmore. “Eu entendo por que outros podem pensar isso. Viemos preparados. Viemos comprometidos. É isso que seu programa de voo espacial humano é: ele se prepara para toda e qualquer contingência que possamos conceber, e nos preparamos para elas.”
Apesar do envolvimento da Space X no retorno acordado em março, e das declarações dos próprios astronautas, Musk e o presidente dos EUA, Donald Trump, alegaram que os astronautas foram ” abandonados ” no espaço pelo governo Biden. Em uma entrevista à Fox News, Musk atraiu a irritação do astronauta da ESA e ex-comandante da ISS Andreas Mogensen.
“Estamos acelerando o retorno dos astronautas, que foi adiado de forma ridícula”, disse Musk na entrevista, acrescentando: “Eles foram deixados lá por razões políticas, o que não é bom”.
“Que mentira”, respondeu Mogensen no X. “E de alguém que reclama da falta de honestidade da grande mídia.”
What a lie.
— Andreas Mogensen (@Astro_Andreas) February 20, 2025
And from someone who complains about lack of honesty from the mainstream media. https://t.co/DxofPYolon
ⓘ O IFLScience não é responsável pelo conteúdo compartilhado de sites externos.
Foi a isso que Musk, 53 anos, respondeu com a palavra R, um insulto usado contra pessoas com deficiência intelectual.
You are fully retarded.
— Elon Musk (@elonmusk) February 20, 2025
SpaceX could have brought them back several months ago.
I OFFERED THIS DIRECTLY to the Biden administration and they refused.
Return WAS pushed back for political reasons.
Idiot.
ⓘ O IFLScience não é responsável pelo conteúdo compartilhado de sites externos.
“Elon, há muito tempo admiro você e o que você conquistou, especialmente na SpaceX e na Tesla”, respondeu Mogensen . “Você sabe tão bem quanto eu que Butch e Suni estão retornando com a Crew-9, como tem sido o plano desde setembro passado. Mesmo agora, você não está enviando uma nave de resgate para trazê-los para casa. Eles estão retornando na cápsula Dragon que está na ISS desde setembro passado.”
Enquanto Mogensen dizia o que tinha a dizer, os ex-astronautas da NASA Scott e Mark Kelly também saíram em sua defesa.
“Eu era o comandante da @ISS quando Andy, @Astro_Andreas voou sua primeira missão espacial. Ele é uma das pessoas mais competentes, confiáveis e honestas que já conheci”, respondeu Scott Kelly . “Essa retórica está além do aceitável, mas, infelizmente, não é surpreendente. Ele não merece esse tipo de desrespeito.”
“Sim, ele faz. Ele é um idiota que me atacou publicamente, apesar de não ter ideia do que REALMENTE aconteceu”, Musk respondeu . “A propósito, seu irmão afirma ser independente, mas é apenas um doador Democrata.”
Depois disso, o irmão de Scott Kelly e colega astronauta, o senador Mark Kelly, convidou Musk para conversar mais no espaço.
Hey @ElonMusk, when you finally get the nerve to climb into a rocket ship, come talk to the three of us. https://t.co/9BOL1FQOZp
— Captain Mark Kelly (@CaptMarkKelly) February 21, 2025
ⓘ O IFLScience não é responsável pelo conteúdo compartilhado de sites externos.
A briga e a calúnia desnecessária ocorrem após a declaração de Musk de que ele deseja sair da órbita da ISS antes do previsto .
“É hora de começar os preparativos para a desorbitação da @Space_Station. Ela serviu ao seu propósito. Há muito pouca utilidade incremental. Vamos para Marte”, ele escreveu no X , acrescentando : “A decisão cabe ao Presidente, mas minha recomendação é o mais breve possível. Recomendo daqui a 2 anos.”
A SpaceX de Musk foi contratada para desenvolver e construir o veículo desorbitante que será usado para trazer a ISS para a Terra com segurança. Não está claro se o avanço do cronograma de desorbitante levará a custos maiores, embora talvez isso seja algo que a DOGE comandada por Musk deva investigar.
O plano atual é desorbitar a envelhecida estação espacial em 2030. Sem substituição, os astronautas a bordo da estação espacial Tiangong da China se tornarão a única presença permanente da humanidade no espaço. Resta saber se o plano de desorbitação da ISS avançará como Musk deseja, se Trump também estiver a bordo. Tal decisão pode causar problemas com parceiros ao redor do mundo. Como o “I” no início de “ISS” indica, o projeto é uma colaboração internacional.